30 de abril de 2012

Dia do trabalhador - 1º de Maio

Um pouco de História

A 1 de Maio de 1886 , teve lugar nas Ruas de Chicago ( Estados Unidos da América ) uma manifestação de trabalhadores . Tal manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da carga horária de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas ,iniciou-se nesse dia uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio teve lugar um levantamento que acabou com um confronto entre manifestantes e a policia do qual resultou a morte de alguns manifestantes . Em consequência disso , no dia seguinte ( 4 de Maio) , uma nova manifestação foi organizada como protesto pelo ocorrido nos dias anteriores ,tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policias que tentavam dispersar os manifestantes , provocando a morte a sete agentes . Retaliou então a policia abrindo fogo sobre a multidão , matando doze pessoas e ferindo dezenas . Tais acontecimentos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket .
Três anos mais tarde , a 20 de Junho de 1889 , a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário , sendo escolhido o dia 1 de Maio , em homenagem ás lutas sindicais de Chicago . A 1 de Maio de 1891 numa manifestação no norte de França , morreram dez manifestantes ao serem dispersados pela policia . Esse novo drama serve para reforçar o dia 1 de Maio como um dia de luta dos trabalhadores e alguns meses mais tarde a Internacional Socialista de Bruxelas declara esse dia como dia internacional de reinvindicação de condições Laborais .
A 23 de Abril de 1919 o senado Francês aprova as 8 horas de trabalho e proclama o dia 1 de Maio desse ano como Feriado . Por sua vez , em 1920 a Rússia declara o 1º de Maio como Feriado Nacional , exemplo que é seguido por inùmeros países . No entanto , embora em 1890 os Trabalhadores dos EUA tivessem conseguido a aprovação pelo Congresso da redução da jornada de trabalho de 16 para 8 horas diárias , apenas celebram este "dia" na primeira segunda -feira deSetembro ( Labour Day ).
O 1º de Maio em Portugal
Foi só a partir de Maio de 1974 ( Revolução do 25 de Abril ) que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser Feriado , pois durante a ditadura do Estado Novo , tal comemoração era reprimida . O Dia do trabalhador é comemorado um pouco por todo o País , com manifestações , comícios e festas de carácter reinvindicativo promovidas sobretudo em Lisboa e no Porto .



Sem comentários: