9 de junho de 2011

10 de Junho - Dia de Portugal

No dia 10 de Junho , feriado Nacional , é celebrado o Dia de Portugal , de Camões e das Comunidades Portuguesas .

Origens

Após a proclamação da Républica , a 5 de Outubro de 1910 , foi publicado um decreto a estipular os feriados Nacionais .
Vários Feriados foram eliminados , em particular religiosos , com o objectivo de diminuir a influência da Igreja Católica na sociedade . Nesse mesmo decreto, foram consignados inúmeros feriados nacionais ,permitindo aos municipios e concelhos , escolher um dia para feriado municipal , tendo Lisboa escolhido o dia 10 de Junho, em honra de Camões , visto ser essa a data apontada como sendo a da data provável de sua morte .

Dia de Camões

Luis de Camões representava o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa ,sendo esse o significado atribuido pelos Republicanos ao 10 de Junho , embora, nos primeiros anos ser um feriado municipal . Através desse dia os Republicanos tentaram evocar as comemorações de 1880 , que representou uma das primeiras manifestações Republicanas durante a Monarquia .

Dia da Raça e das Comunidades

O 10 de Junho começou a ser particularmente enaltecido com o Estado Novo , o regime intituido por Salazar (1933) .Foi a partir dessa data que passou a Feriado Nacional ,continuando como Dia de Camões ,tendo o regime se apropriado de determinados heróis da Pátria , num sentido Nacionalista de comemoração histórica e de propaganda .
Até o 25 de Abril de 1974 , esse dia era conhecido como o Dia de Camões , de Portugal e da Raça . Desde 1963 , o 10 de Junho tornou-se numa homenagem ás forças Armadas Portuguesas , envolvidas na guerra Colonial . Posteriormente , com um diferente sentido , a terceira Républica converteu-o no Dia de Portugal , de Camões e das Comunidades Portuguesas em 1978 .

Sem comentários: