23 de fevereiro de 2010

Rede Concelhia de Bibliotecas

"O conceito de Rede de Bibliotecas Escolares assenta no pressuposto de que as bibliotecas de diferentes escolas de uma mesma área geográfica devem estar articuladas em rede para permuta de documentos e actividades conjuntas de animação. O mesmo deve acontecer com a ligação entre as Bibliotecas Escolares e as Bibliotecas Públicas, principalmente para recurso a serviços de apoio técnico especializado. Neste sentido, foi criada a Rede Concelhia de Bibliotecas de Santo Tirso. Esta Rede revela-se verdadeiramente importante para o desenvolvimento de uma cultura de participação e de trabalho colaborativo envolvendo as escolas agrupadas e não agrupadas integradas na RBE e a autarquia através da Biblioteca Municipal.
A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura, visam criar condições para elevar os níveis de literacia e alargar e aprofundar os hábitos de leitura da população escolar do concelho.
Para além de assegurar as obras necessárias à recuperação e adaptação dos espaços em que são integradas as Bibliotecas Escolares, a Câmara Municipal de Santo Tirso apoia a RBE prestando colaboração técnica no domínio da organização, gestão e funcionamento das Bibliotecas Escolares; através da participação contínua dos professores e no apoio do uso eficaz dos recursos através do aconselhamento.
Até Setembro de 2010 estarão disponíveis os seguintes espaços afectos, exclusivamente, ao serviço das Bibliotecas Escolares (que foram alvo de uma candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares): Agrupamento de Santo Tirso (Centro Escolar de S. Bento da Batalha, Centro Escolar de Areal S. Miguel do Couto e EB1 de Areias); Agrupamento Agrela e Vale do Leça (Centro Escolar de Água Longa); Agrupamento de S. Martinho do Campo (Centro Escolar da Costa/Roriz e EB1/JI do Olival) e Agrupamento Vertical do Ave (EB1/JI de Quintão 1 e EB1/JI de Bom Nome)."


Noticia e texto ; www.cm-stirso.com

Sem comentários: