21 de dezembro de 2011

Apresentado o Novo PDM de Santo Tirso

Decorreu no passado dia 19 de Dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, a apresentação do novo Plano Director Municipal (PDM), o qual entra em vigor em finais de Janeiro de 2012.

O Presidente da Câmara abriu a sessão, esclarecendo todos os presentes relativamente ao processo que levou á elaboração deste novo documento. Destacou o facto de em Santo Tirso o planeamento ser uma realidade que vai além do "papel", respeitando o estabelecido, não permitindo a edificação sem regras, e sempre de acordo com a procura das populações como o comprovam o facto de não existirem "milhares de apartamentos á venda, á semelhança do que sucede em municípios vizinhos".

A revisão do PDM ainda em vigor, que originou o apresentado, teve origem em vários factores, com principal destaque para a divisão do concelho.Revela pois, uma necessidade de adaptação ás novas realidades, desde a existência de "novas Vilas" ao alargamento previsto do perímetro urbano de Santo Tirso, considerando a reforma do poder local, e a necessidade de conceder escala e peso institucional á cidade. 

Foram ainda relembrados por Castro Fernandes. os diversos investimentos já protocolados com o Governo, alguns dos quais parecem não querer sair do papel,  a saber ; alargamento da A3, Variante á EN 14, duplicação das variantes a Santo Tirso, novo edifício para a PSP,a Ponte de Frádegas, Nova unidade de Medicina Interna para o Hospital de Santo Tirso e por fim a ligação da A41-Água Longa a Santo Tirso (numa extensão de 6 KM), já  aguardado faz tempo. 
De acordo com as palavras do Edil Tirsense , estes investimentos são fundamentais pelo que não se deve tardar mais a sua concretização.
Após as considerações de Castro Fernandes, foi apresentado o novo PDM, pela Chefe de Ordenamento do Território e Informação Geográfica, Arquitecta Lúcia Rodrigues, com principal incidência nas principais opções estratégigas do novo Plano e suas principais alterações/novidades em relação ao anterior.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ana Maria Ferreira assume a vice-presidência da Câmara Municipal após a renúncia de Luís Freitas. “Imperativos de ordem pessoal” é a razão apontada para a renúncia do Vereador. Em comunicado, a Câmara anuncia que a vaga na vereação é, agora, ocupada por José Carlos Ferreira, e a Ana Maria Ferreira cabe assumir a vice-presidência.

As alterações ao executivo e respetivas tomadas de posse foram feitas na primeira reunião de câmara de 2012. Ana Maria Ferreira, tem agora em mãos, entre outras funções, substituir o presidente nas suas faltas ou impedimentos legais. A nova vice-presidente acumula também algumas competências que anteriormente pertenciam a Castro Fernandes, nomeadamente outorgar contratos de empreitadas de obras públicas, concessão de obras públicas, concessão de serviços públicos, locação ou aquisição de bens imóveis, aquisição de serviços e outros contratos administrativos abrangidos pelo Código de Contratos Públicos.

.....Grande novidade.....lol...