22 de novembro de 2012

VII Exposição Internacional de Presépios de Santo Tirso


A inaugurar no dia 23 de novembro, VII Exposição Internacional de Presépios de Santo Tirso, poderá ser visitada no átrio da Câmara Municipal, até ao dia 3 de janeiro.
Cerca de 800 presépios pertencentes a vários colecionadores e artesãosestarão patentes ao público nos Paços do Concelho. Durante mês e meio, Santo Tirso transformar-se-á na Capital Nacional do Presépio. O evento é promovido conjuntamente pela Confraria do Caco e pela Câmara Municipal de Santo Tirso. A Confraria do Caco está sediada em Santo Tirso e conta com 136 confrades.
Delfim Manuel, um dos mais dinâmicos membros da Confraria do Caco e um consagrado artesão tirsense, “agradece o apoio da Câmara Municipal” e revela que “nunca é muito fácil organizar uma exposição deste tipo, onde existem peças únicas”, sendo certo, considera, “que o esforço vale a pena e a experiência se mostra cada vez mais enriquecedora”.
Para Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, este evento “ajuda a consagrar o presépio como um dos mais importantes costumes natalícios” e permite um riquíssimo “intercâmbio de culturas e artes artesanais de todo o Mundo em Santo Tirso”, releva.
Depois dos presépios portugueses (2006), espanhóis (2007), franceses (2008), africanos (2009), da américa latina (2010) e da Europa (2011), ficarão patentes ao público até ao dia 3 de janeiro, cerca de 800 ícones natalícios do Oriente e Norte de Portugal elaborados e/ou colecionados por ilustres artesãos.

Noticia SantoTirsoDigital.net 

Sem comentários: