4 de maio de 2013

XX Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso


A 20.ª edição do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, de 10 a 25 de maio, vai reunir músicos consagrados, como o escocês David Russel, e jovens promessas.

David Russel estudou na Royal Academic of Music, em Londres, e em 2005 ganhou um Grammy. Já Andreas Varady, considerada uma criança prodígio, toca guitarra desde os quatro anos de idade, e é influenciado por Django Reinhardt, Wes Montgomery e George Benson.

Também Pedro Rodrigues (Portugal), Joseph Tawadros (Egito), Peter Finger (Alemanha) e Johannes Möller (Suécia) são guitarristas que vão marcar presença na iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso e pela Escola Profissional Artística de Vale do Ave.

Seis concertos, dois maters class, cursos para professores de guitarra e alunos em fase de conclusão de estudos e uma exposição comemorativa dos 20 anos do festival, são algumas das atividades que compõem o programa do evento.

Castro Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, afirmou, na conferência de imprensa, que o festival é "uma referência nacional e internacional", mostrando-se ao mesmo tempo desiludido pela falta de apoios institucionais ao evento.

Alexandre Reis, diretor da Escola Profissional Artística de Vela do Ave, referiu que "a qualidade artística do festival impôs-se à redução de custos", recordando que, em Santo Tirso, vão estar "os bons guitarristas mundiais".
Alexandre Reis mostrou-se ainda satisfeito pelo festival ter há muito "fidelizado uma fatia importante do público musicalmente erudito da região mas também por ter aumentado, de uma forma geral, o público estudantil, sobretudo ligado à música e ao estudo da guitarra".
Também o professor Óscar Flecha lembrou "a diversidade musical e a qualidade artística dos seis guitarristas presentes" nesta 20.ª edição.

Os bilhetes variam entre os sete e os dez euros por pessoa.

Para mais informação sobre o evento visite www.festivaldaguitarra.org 

Noticia e texto retirados de www.rtp.pt

Sem comentários: